Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores emocionais em escolares com dificuldades de aprendizagem.

Processo: 01/06573-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Cristiane Meloni
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem

Resumo

Este projeto pretende avaliar alguns dos possíveis fatores emocionais e maturacionais que podem estar associados à performance escolar da criança. Serão comparados dois grupos de crianças de 3ª e 4ª séries da rede pública de ensino, sendo o Grupo 1 (n=30) constituído por crianças com dificuldades de aprendizagem e, o Grupo 2 (n=30), por crianças com bom rendimento acadêmico, pareados segundo o sexo, a idade e a série escolar. O critério para constituição destes grupos será a performance atual do aluno, associada a uma apreciação qualitativa de seu rendimento acadêmico pela respectiva professora. Serão utilizadas neste estudo as seguintes técnicas de avaliação psicológica: Desenho de Figura Humana de Machover, avaliado pela Escala de Indicadores Emocionais de Koppitz, o Teste das Figuras Complexas de Rey e a Escala Especial das Matrizes Progressivas de Raven, aplicadas e avaliadas conforme padronização específica de seus manuais. O processo de avaliação será realizado individualmente e os resultados específicos das técnicas serão analisados individualmente e no conjunto de crianças dos dois grupos. Tentar-se-á avaliar uma possível associação entre indicadores emocionais e índices maturacionais com a existência ou não de dificuldades de aprendizagem. Os dados receberão posteriormente um tratamento estatístico para verificação de eventuais diferenças de desempenho nas crianças dos dois grupos estudados quanto às variáveis de seu desenvolvimento afetivo e neuropsicomotor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)