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Posicionamento dinâmico de plataformas petrolíferas flutuantes com o uso de técnicas de inteligência artificial

Processo: 01/07787-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Celso Kazuyuki Morooka
Beneficiário:Márcio Yamamoto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Lógica fuzzy

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade principal estudar técnicas de CONTROLE aplicados a SISTEMAS DE POSICIONAMENTO DINÂMICO (DPS) de embarcações petrolíferas flutuantes de perfuração e produção e, comparar o controlador clássico PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID), com outros controladores que utilizem conceitos de Inteligência Artificial (IA) e Lógica Fuzzy. Os estudos pretendidos deverão ser desenvolvidos através de implementação computacional dos movimentos de uma embarcação flutuante e, simulação dos seus deslocamentos quando sujeito a solicitações do meio ambiente e controle destes deslocamentos utilizando-se técnicas de inteligência artificial, particularmente na direção horizontal do movimento de sway da embarcação. Inicialmente, pretende-se realizar uma ampla revisão bibliográfica em dinâmica de movimento de embarcações e o controle para o seu posicionamento dinâmico, abordando nestes estudos aspectos da modelagem matemática de forças ambientais (vento, correnteza e ondas) que atuam sobre a embarcação e técnicas de controle de navios/plataformas flutuantes. Com base nestes estudos, pretende-se implementar um simulador numérico de DPS e outros com a aplicação de técnicas de IA (lógica nebulosa, redes neurais, etc) realizando um estudo comparativos entre os diferentes conceitos. (AU)