Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre o consumo alimentar fora do domicílio e obesidade abdominal em funcionários de empresas da cidade de São Paulo.

Processo: 08/08337-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Laís Folha Peccia
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Circunferência abdominal   Comportamento alimentar   Gordura abdominal   Ambiente de trabalho   Dieta   Saúde do trabalhador

Resumo

Introdução: O consumo de alimentos fora do domicílio tem aumentado nas últimas décadas. Este comportamento mostra-se desfavorável à saúde, pois se relaciona com obesidade e com aumento de riscos cardiovasculares. A medida da circunferência da cintura se correlaciona com a gordura visceral e é considerada um bom instrumento de avaliação dos riscos à saúde, inclusive os cardiovasculares. Justificativa: A análise das relações entre as características da alimentação consumida fora do domicílio e a obesidade abdominal pode trazer embasamento para políticas públicas de orientação nutricional.Objetivo: Avaliar a associação entre o consumo alimentar fora do domicílio e obesidade abdominal em funcionários de empresas da cidade de São Paulo.Sujeitos e Métodos: Trata-se de um estudo transversal envolvendo cerca de 500 trabalhadores. A alimentação será avaliada por meio da aplicação de um recordatório alimentar de 24 horas, identificando-se o local de consumo das refeições como dentro ou fora do domicílio. Os funcionários responderão a um questionário contendo questões sobre dados pessoais e será aferida a circunferência da cintura. As associações entre as categorias de circunferência da cintura e as proporções de gordura total e gordura saturada consumidas fora do domicílio serão estudadas por meio do teste de análise de variância (ANOVA) e modelos de regressão logística ordinal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)