Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação de organoclorados e organofosforados empregando técnicas eletroquímicas e cromatográficas de análise

Processo: 05/04286-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Jorge Cesar Masini
Beneficiário:Luciana Bagdeve de Oliveira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Eletroquímica   Agrotóxicos   Adsorção (química)   Técnicas eletroquímicas

Resumo

O presente trabalho consistirá no desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de compostos organoclorados (endosulfan, picloram e 2,4-D) e dos organofosforados (paration, diclorvós e glifosato) em águas naturais e extrato de solo empregando técnicas eletroquímicas (voltametria de onda quadrada e amperometria), associadas à Análise por Injeção Seqüencial para conduzir o analito à superfície do eletrodo, o que proporcionará às determinações analíticas uma maior freqüência de amostragem e geração de menor quantidade de resíduos. Estudos com filmes de diamante dopado com boro como eletrodo serão realizados no intuito de substituir o mercúrio, em colaboração com o grupo DIMARE (Diamante e Materiais Relacionados), coordenado pela Profa. Dra. Neidenêi Gomes Ferreira do LAS/INPE (Laboratório Associado de Sensores e Materiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A validação da metodologia será realizada de acordo com metodologia estabelecida pelo INMETRO.Uma outra etapa do trabalho consistirá em modificar argilominerais para uso em processos de pré-concentração e extração em fase sólida, uma vez que os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) para estes compostos em águas potáveis são muito baixos. Em seguida estudos de adsorção serão realizados através de isotermas de adsorção obtidas em batelada, para entendermos os fenômenos de transporte e equilíbrio dos pesticidas através do solo. Estes estudos serão realizados de acordo com as recomendações do Institute for Reference Materials and Measurements (IRMM) e do Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). As equações de Langmuir ou Freundlich serão utilizadas para interpretar os dados experimentais obtidos. Os resíduos gerados em bancada serão degradados empregando processo Fe0 associado ao foto-fenton como descrito no projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, LUCIANA B. O.; MASINI, JORGE C. Sequential Injection Analysis with Square Wave Voltammetry (SI-SWV) Detection for Investigation of Adsorption of Picloram on a Clay Soil. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 26, n. 10, p. 2063-2068, OCT 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.