Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de tendências nos níveis freáticos em uma área de Recarga do Sistema Aquífero Guarani em função de diferentes usos do solo

Processo: 10/14914-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Diego Hiroshi Tanikawa
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Águas subterrâneas   Análise estatística de dados   Análise de séries temporais   Monitoramento da água

Resumo

Devido à intensiva ação antrópica sob os recursos hídricos, alternativas são buscadas nas reservas subterrâneas que surgem como solução, tanto na sua qualidade como geralmente na quantidade. Para que essas reservas sejam exploradas de maneira sustentável, atendendo a demanda sem prejudicar a oferta, há de se entender os mecanismos de recarga e planejar o uso do solo para que haja um balanço entre as entradas e saídas do sistema aquífero. Apesar disso, pouco se sabe sobre suas dinâmicas, seus processos de recarga, e os impactos aos quais podem ser submetidas. No caso do Sistema Aquífero Guarani (SAG), as atividades desenvolvidas sob suas áreas de recarga no Estado de São Paulo vão desde o uso industrial e agrícola até o abastecimento de cidades inteiras. Com boas condições climáticas, as atividades agrícolas exercem pressão sobre a recarga do aquífero por utilizarem grande parte dos impactos meteóricos de precipitação incidentes. Neste contexto, o presente projeto propõe a verificação das tendências associadas aos níveis freáticos de uma bacia em área de recarga do SAG, em Brotas (SP), a fim de compreender seus mecanismos de recarga e suas relações com o uso e ocupação do solo pela agricultura na região (citros, cana, eucalipto e pastagem). Verificando o comportamento das reservas de água subterrânea e das influências das culturas agrícolas no ciclo hidrológico local, espera-se gerar informações que subsidiem a gestão das águas subterrâneas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZIONE, RODRIGO L.; WENDLAND, EDSON; TANIKAWA, DIEGO H. Stochastic simulation of time-series models combined with geostatistics to predict water-table scenarios in a Guarani Aquifer System outcrop area, Brazil. HYDROGEOLOGY JOURNAL, v. 20, n. 7, p. 1239-1249, NOV 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.