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As ações afirmativas na universidade: um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade

Processo: 06/07043-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Ângela Fátima Soligo
Beneficiário:Tamyris Proença Bonilha
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Racismo   Preconceito

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir e analisar uma política de ação afirmativa para inserção do negro na universidade, a partir da perspectiva da integração do aluno ao contexto universitário. Será aplicado, na primeira fase, a 40 alunos que ingressaram na Unicamp pelo programa PAAIS, um instrumento que investiga fatores de integração; na Segunda fase será realizada uma entrevista com 5 desses estudantes, acerca de suas impressões sobre a experiência universitária. O projeto fundamenta-se em perspectivas teóricas que apontam a ambigüidade e complementaridade entre o mito da democracia racial e a presença e atuação do racismo nas relações sociais brasileiras. O estudo compõe uma das dimensões de um projeto mais amplo (em fase de elaboração final para encaminhamento à FAPESP), que abarca as dimensões históricas do racismo no Brasil, as manifestações do preconceito na sociedade brasileira, a inserção das ações afirmativas no discurso e práticas contemporâneas e o estudo do estudante universitário negro e suas formas de integração à universidade.