Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexa análise biomecânica do movimento humano: desenvolvimento metodológico e aplicações clínicas

Processo: 01/10712-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Amadio
Beneficiário:Luis Mochizuki
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Postura   Controle motor

Resumo

A análise conjunta de variáveis cinemáticas, dinâmicas e eletromiográficas é a complexa análise Biomecânica do movimento. Mas, quantidade de informação não implica em definição de variáveis de controle do movimento. A limitação metodológica para escolher as variáveis de controle do movimento surge pela correlação entre as variáveis medidas, tornando difícil a seleção das grandezas invariantes. Para aprofundar o conhecimento sobre o controle do movimento é preciso diminuir o efeito dessa limitação. São objetivos deste projeto: a) usar ferramentas matemáticas e físicas (análise multivariada e modelo de sistemas dinâmicos) em linhas de pesquisa no Laboratório de Biomecânica; b) Favorecer o desenvolvimento de linhas de pesquisa baseadas no estudo de biomecânica e controle motor; c) Aplicar as metodologias desenvolvidas para análise de conjunto de dados em estudos com populações de diferentes faixas etárias e de pessoas portadoras de doenças no controle e execução do movimento. O desenvolvimento metodológico de análise de dados; desenvolvimento conceitual da análise de sinergias de movimento; desenvolvimento de modelos baseados na dinâmica inversa e direta; desenvolvimento de experimentos associados aos projetos no Laboratório de Biomecânica são necessidades prementes e justificativas para a realização deste projeto de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOCHIZUKI‚ L.; AMADIO‚ A.C. As informações sensoriais para o controle postural. Fisioter. mov., v. 19, n. 2, p. 11-8, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.