Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do condicionamento por UV e névoa salina nas propriedades viscoelásticas de compósitos termoplásticos PPS/vidro

Processo: 08/09727-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Michelle Leali Costa
Beneficiário:Fernanda Cristina Appezzato
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais termoplásticos   Fibra de vidro   Viscoelasticidade

Resumo

Os compósitos poliméricos vêm ganhando grande destaque devido aos avanços tecnológicos conquistados pelas indústrias, principalmente a aeroespacial. Estes avanços têm, como uma de várias finalidades, a obtenção de compósitos com baixa massa específica associado a elevadas resistência mecânica e rigidez. Comparando os compósitos termoplásticos aos termorrígidos, pode ser destacado como suas principais vantagens: processamento mais rápido pela ausência de um ciclo de cura; baixa absorção de umidade; excelente resistência química; maior temperatura de serviço; baixo custo de transporte e estocagem; maior resistência ao impacto; maior rigidez e a possibilidade de serem reciclados. Devido as grandes variações de temperatura assim como intempéries (radiação ultravioleta, salinidade, umidade, etc...) a que estes materiais estão sujeitos durante seu desempenho aeronáutico, é de extrema importância a realização de estudos correlacionando os diversos fatores ambientais a que uma determinada estrutura encontra-se submetida com o desempenho viscoelástico destes materiais. Devido a este fato, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento viscoelástico de compósitos de PPS/fibras de vidro antes e após estes serem submetidos a dois tipos de condicionamento ambiental: condicionamento por UV e em névoa salina. O desempenho viscoelástico destes laminados será avaliado por ensaios dinâmico-mecânicos com o intuito de avaliar tanto a transição vítrea quanto as variações nos módulos de perda e armazenamento dos compósitos PPS/vidro. Este projeto de pesquisa encontra-se vinculado ao projeto regular da FAPESP n° 2008/00171-1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FARIA, M. C. M.; APPEZZATO, F. C.; COSTA, M. L.; DE OLIVEIRA, P. C.; BOTELHO, E. C. The effect of the ocean water immersion and UV ageing on the dynamic mechanical properties of the PPS/glass fiber composites. JOURNAL OF REINFORCED PLASTICS AND COMPOSITES, v. 30, n. 20, p. 1729-1737, OCT 2011. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.