Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e distribuicao de coniceromyia borgmeier (diptera: phoridae) na floresta atlantica.

Processo: 07/58579-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Danilo César Ament
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/10274-9 - Limites geográficos e fatores causais de endemismo na Mata Atlântica em Diptera, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Sistemática   Distribuicão   Mata Atlântica   Diptera

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica tem como pano de fundo o treinamento básico de um aluno de graduação em Sistemática, de modo geral, e em morfologia de Diptera e sistemática de Phoridae, em particular. A identificação de gêneros e morfo-espécies de uma família importante como essa visa preparar o aluno para um trabalho sólido de sistemática 1 filogenética e biogeografia em nível de pós-graduação. Ao longo do projeto, será identificado material da família Phoridae (Diptera: Muscomorpha: Platypezoidea) obtido através de coletas com armadilhas Malaise ao longo de 17 pontos da Floresta Atlântica, desenvolve-se dentro do contexto do Projeto Biota-Diptera. Os forídeos podem ser herbívoros, predadores, parasitas ou parasitóides, e alguns se alimentam de organismos em decomposição, sendo comuns em serapilheira de florestas e, assim, abundantes no material coletado pelas armadilhas Malaise. Os objetivos específicos deste trabalho são: (1) identificar os gêneros de Phoridae no material coletado; (2) descrever uma nova espécie do gênero Coniceromyia Borgmeier, presente no material estudado; e (3) iniciar uma análise comparativa da morfologia do gênero, visando a construção de um cladograma para as relações entre as espécies de Coniceromyia. O aluno já está em contato - com o Dr. Brian V. Brown, do Natural History Museum of Los Angeles, e Henry R.L. Disney, da University of Cambridge, tendo obtido literatura e comentários sobre o projeto. Os resultados deste projeto serão defendidos como trabalho de conclusão de curso. Os dados de ocorrência de gêneros e de distribuição de morfoespécies farão parte da análise geral do Projeto Biota-Diptera. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMENT, DANILO CESAR; AMORIM, DALTON DE SOUZA. Five new species of Coniceromyia Borgmeier (Diptera: Phoridae) from the Atlantic Forest, Brazil. Zootaxa, n. 2421, p. 35-48, APR 8 2010. Citações Web of Science: 7.
AMENT‚ D.C.; AMORIM‚ D.D.E.S. Five new species of Coniceromyia Borgmeier (Diptera: Phoridae) from the Atlantic Forest‚ Brazil. Zootaxa, v. 2421, p. 35-48, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.