Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de tecnicas de ressonancia magnetica nuclear em elucidacao estrutural de micromoleculas : aplicacao em produtos naturais.

Processo: 05/00149-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Antonio Gilberto Ferreira
Beneficiário:Vladimir Constantino Gomes Heleno
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear   Alcaloides   Produtos naturais   Lactonas   Diterpenos

Resumo

Neste projeto, apresentamos uma proposta de estudo por RMN de substâncias pertencentes a três classes : lactonas sesquiterpênicas, diterpenos e alcalóides. Estas serão submetidas a técnicas variadas de RMN, para total esclarecimento da estrutura com atribuição inequívoca dos dados de 1H e de 13C, bem como a determinação de todas as constantes de acoplamento 1H-1H e da estereoquímica relativa envolvida. Um dos objetivos é que o próprio candidato realize as medias espectroscópicas e as análises, podendo aplicar e modificar as seqüências de pulsos conforme necessário. Isto proporcionará evolução ímpar na sua formação como pesquisador em RMN, através da interação entre sua experiência em síntese orgânica, produtos naturais, elucidação estrutural e programas simuladores de espectros com a do grupo de RMN do DQ-UFSCar. Com isto, pretende-se caracterizar totalmente as substâncias inéditas e as já conhecidas, atingindo os objetivos acima citados. O conhecimento inequívoco desses valores é importante para a atribuição correta dos dados, atingindo o esclarecimento definitivo das estruturas. Estes formarão importante banco de dados, que podem ser utilizados como base para pesquisas sobre cálculos químicos. Além disso, os dados de JHH , em combinação com outros, podem ser utilizados para determinação de configuração absoluta.