Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da fragmentação da Mata Atlântica: investigando a importância relativa do tamanho do fragmento e da qualidade do habitat na estruturação da comunidade de pequenos mamíferos

Processo: 02/02125-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Renata Pardini
Beneficiário:Ricardo Braga Neto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ecologia de comunidades   Mamíferos silvestres   Vegetação   Habitat   Mata Atlântica   Fragmentos florestais

Resumo

A Mata Atlântica brasileira é ura ecossistema prioritário para estudos sobre os efeitos da fragmentação, tanto pelo alto grau de endemismo e riqueza do bioma, como pelo avançado estado de redução da área original e alteração a que está submetido. A relação entre o tamanho da área de habitat e o número de espécies é considerada uma das leis mais gerais da ecologia. É esperado que áreas menores suportem um menor número de espécies, principalmente, pelo aumento da probabilidade de extinção de populações pequenas através de eventos estocásticos de cunho demográfico, genético ou ambiental e pelo aumento da chance de extinção determinística dada a perda de heterogeneidade ambiental em áreas menores. Por outro lado, a estrutura do habitat exerce grande influência sobre a estruturação das comunidades animais, seja direta ou indiretamente. Através da coleta de dados sobre a composição e abundância das espécies de pequenos mamíferos e da estrutura da vegetação em fragmentos de classes de tamanho diferentes, pretende-se investigar a importância relativa do tamanho da área e da qualidade do habitat florestal para a estruturação desta comunidade de animais na paisagem fragmentada de Mata Atlântica da região de Caucaia, São Paulo. Seguindo o delineamento experimental do Projeto Biota-Caucaia (FAPESP 99/05123-4) e auxiliando na coleta de dados do projeto de pós-doutoramento de Renata Pardini (FAPESP - 01/13309-2), este projeto analisará a estrutura da vegetação e da comunidade de pequenos mamíferos em 18 sítios de amostragem localizados em áreas de floresta primária e secundária de tamanhos diferentes: maior que 1000 ha, entre 750 e 60 ha, entre 30 e 5 ha e entre 1 a 5 ha. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUETZ, SANDRO; GROENEVELD, JUERGEN; HENLE, KLAUS; KNOGGE, CHRISTOPH; MARTENSEN, ALEXANDRE CAMARGO; METZ, MARKUS; METZGER, JEAN PAUL; RIBEIRO, MILTON CEZAR; DE PAULA, MATEUS DANTAS; HUTH, ANDREAS. Long-term carbon loss in fragmented Neotropical forests. NATURE COMMUNICATIONS, v. 5, OCT 2014. Citações Web of Science: 55.
FELINKS, BIRGIT; PARDINI, RENATA; DIXO, MARIANNA; FOLLNER, KLAUS; METZGER, JEAN P.; HENLE, KLAUS. Effects of species turnover on reserve site selection in a fragmented landscape. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 20, n. 5, p. 1057-1072, MAY 2011. Citações Web of Science: 5.
PARDINI, RENATA; SOUZA, SERGIO MARQUES DE; BRAGA-NETO, RICARDO; METZGER, JEAN PAUL. The role of forest structure, fragment size and corridors in maintaining small mammal abundance and diversity in an Atlantic forest landscape. Biological Conservation, v. 124, n. 2, p. 253-266, July 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.