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Desenvolvimento e aplicação de espécimes SE(T) para avaliação de integridade estrutural em dutos condutores de gás e petróleo

Processo: 04/02856-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Estruturas Navais e Oceânicas
Pesquisador responsável:Waldek Wladimir Bose Filho
Beneficiário:André Luis Moreira de Carvalho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/02735-6 - Metodologia micromecânica e experimental para análise de defeitos e avaliação de integridade estrutural em dutos para transporte de gás e petróleo, AP.TEM

Resumo

O presente trabalho de pesquisa é um projeto que está inserido em um projeto temático em andamento, FAPESP. O projeto principal, contempla o desenvolvimento, extensão e aplicação de uma metodologia micromecânica, ou seja, numérica e experimental; para o tratamento da fratura em materiais dúteis e aplicável à avaliação de integridade estrutural e análise de defeitos em dutos para transporte de óleo e gás. A metodologia é centrada em duas linhas principais de investigação: 1) desenvolvimento e extensão de modelagem micromecânica para a simulação da propagação dútil de defeitos em dutos; 2) utilização de espécimes SE(T) e desenvolvimento de procedimentos experimentais para o seu teste, bem como a obtenção numérica dos parâmetros das equações da variação da flexibilidade elástica para a determinação da extenção dútil da trinca. A contribuição do presente projeto é desenvolver a segunda linha de pesquisa do temático, através do desenvolvimento de ensaios de curvas J-R utilizando-se corpos de prova do tipo SE(T), fixados por pinos, por intermédio de duas técnicas de monitoração simultânea do nível de crescimento de trinca, ou seja, a técnica da variação da flexibilidade elástica e a técnica de normalização linear de variação de carga. (AU)