Bolsa 10/00799-0 - Música brasileira, Cognição musical - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicando emoções em música brasileira: uma comparação entre o código acústico utilizado por pianistas eruditos e populares

Processo: 10/00799-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Beneficiário:Danilo Ramos
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Cognição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emoções Musicais | música brasileira | Pianistas eruditos e populares | Cognição Musical

Resumo

O propósito do presente estudo é avaliar o código acústico utilizado em performances musicais de peças do repertório brasileiro por pianistas de formação erudita e popular no processo de comunicação emocional a seus ouvintes. Para tal, dois estudos serão desenvolvidos. No primeiro, pianistas de formação erudita e popular serão convidados a gravar trechos de música brasileira de um minuto de duração, pertencentes a repertório próprio de livre escolha e que sejam capazes de desencadear Alegria, Tristeza, Serenidade, Amor, Medo e Raiva nos ouvintes; além disso, cada pianista deverá esclarecer porquê relacionou cada música escolhida à cada emoção. Em uma segunda fase, ouvintes músicos (eruditos e populares) e não músicos desenvolverão tarefas relativas à escuta e avaliação de cada trecho musical gravado, por meio do preenchimento de escalas de diferencial semântico relacionadas às emoções avaliadas, no intuito de comparar a acurácia do processo de comunicação de cada emoção em função do código acústico empregado pelos pianistas. Um segundo estudo será feito, substituindo-se os trechos gravados no estudo anterior por trechos musicais pertencentes ao repertório de choro brasileiro, com o objetivo de verificar a influência da limitação de possibilidades do uso do código acústico a um único estilo musical sobre a acurácia do processo de comunicação emocional dos pianistas. Os resultados deste trabalho serão analisados segundo o Brunswikian Lens Model of Emotional Communication in Music Performance, desenvolvido por Patrik Juslin.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)