Busca avançada
Ano de início
Entree

Óxidos metálicos nanoestruturados preparados pelo processo sol-gel

Processo: 99/02564-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Aldo Felix Craievich
Beneficiário:Giancarlo Espósito de Souza Brito
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/04168-6 - Desenvolvimento de conhecimento básico sobre o processo sol-gel visando a elaboração de membranas cerâmicas e de camadas delgadas, AP.TEM
Assunto(s):Espalhamento de raios X a baixos ângulos   Suspensão coloidal   Espectroscopia por absorção de raios X   Xerogel   Processo sol-gel

Resumo

O projeto visa obter apoio para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a materiais nano-estruturados preparados via sol-gel. Neste sentido, propõe-se o estudo das evoluções estruturais envolvidas na síntese de pós redispersáveis de óxidos metálicos, preparados por meio da mudança da natureza química da superfície destes pós (a base de SnO2 e TiO2). Os mecanismos de formação das suspensões coloidais, precursores da gelatinização, da secagem e da sinterização serão analisados sistematicamente, visando o estabelecimento de correlação entre as condições de elaboração e as características estruturais dos sistemas estudados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINI‚ M.; BRITO‚ GES; FANTINI‚ MCA; CRAIEVICH‚ AF; GORENSTEIN‚ A. Electrochromic properties of NiO-based thin films prepared by sol-gel and dip coating. Electrochimica Acta, v. 46, n. 13, p. 2275-2279, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.