Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da simulação de um alto desafio cariogênico na deposição superficial de corante em resinas compostas

Processo: 01/03112-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Atta
Beneficiário:Ivan Prado Froes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Cariogênicos   Manchas nos dentes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da simulação de um alto desafio cariogênico através da ciclagem de pH, na deposição superficial de corantes em quatro marcas comerciais de resinas compostas indicadas para dentes anteriores: Durafill (Kulzer) e A-110 (3M), micropartículas; Charisma (Kulzer) e Z-250 (3M), microhíbridas. Pequenos cilindros serão confeccionados para cada material, dos quais a metade serão submetidos a simulação do alto desafio cariogênico e o restante (controle) serão armazenados na estufa durante o período de ciclagem. Após a ciclagem de pH, todas as amostras serão imersas no corante azul de metileno a 2% durante três minutos, sendo depois lavados e secos. Os cilindros corados serão triturados e imersos em um solvente. O corante será resgatado após centrifugação e a quantidade de corante nas amostras será avaliada através de espectrofotometria. As médias obtidas em cada grupo serão avaliadas estatisticamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA‚ J.A.S.; KANDUS‚ A.; OPHER‚ R. Thickness of a mildly relativistic collisional shock wave. Physical Review D, v. 67, n. 2, p. 023002, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.