Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos hormônios sexuais no efeito antinociceptivo induzido pelo bloqueio de adrenoceptores beta na articulação temporomandibular de ratos.

Processo: 10/01645-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Claudia Herrera Tambeli
Beneficiário:Letícia Wada Okoti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Receptores adrenérgicos   Dor facial   Nociceptividade

Resumo

As disfunções temporomandibulares (DTM) são condições dolorosas que envolvem a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos mastigatórios, apresentam maior prevalência, severidade e duração no sexo feminino e são comumente associadas à inflamação. Dados obtidos recentemente em nosso laboratório demonstram que as fêmeas são mais sensíveis aos efeitos antinociceptivos dos antagonistas ²-adrenérgicos do tipo 1 e 2 do que os machos. Assim, o objetivo deste trabalho será avaliar o papel dos hormônios gonadais no efeito antinociceptivo induzido por antagonistas ²-adrenérgicos do tipo 1 e 2.Este trabalho será desenvolvido através da co-administração de antagonistas seletivos para receptores b1 (atenolol) ou b2 (ICI 118 551) com formalina, na articulação temporomandibular de ratos machos e fêmeas gonadectomizados com ou sem reposição de hormônios gonadais. Consideramos que a proposta do estudo é de grande relevância, pois o entendimento sobre os mecanismos através dos quais os hormônios sexuais modulam o efeito analgésico de drogas poderá contribuir com o tratamento da dor associada à disfunção temporomandibular levando em consideração não apenas o sexo, mas o status hormonal do paciente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)