Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do edema na resposta dolorosa induzida pela administracao de formalina na articulacao temporomandibular de ratos.

Processo: 99/11999-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Claudia Herrera Tambeli
Beneficiário:Elizabeth Ting
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Edema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dextrano | Dor | Edema | Formalina

Resumo

O diagnóstico e o tratamento das condições dolorosas temporomandibulares ainda geram grandes controvérsias no meio odontológico. Tem sido sugerido por alguns clínicos e pesquisadores (FRANKHOF & THIEMER, 1978 TIZIANO, 1990) que a dor proveniente da articulação temporomandibular (ATM) poderia ser causada por edema. Considerando que desenvolvemos recentemente em nosso laboratório um modelo comportamental para estudar as condições dolorosas da ATM, o objetivo deste trabalho será verificar nesse modelo se o edema da ATM é capaz de provocar respostas comportamentais nociceptivas em ratos. Para isso, o Dextrano, um polissacarídeo que promove à formação de edema não inflamatório, será administrado na região da ATM de ratos numa concentração que desencadeie um edema semelhante ao induzido pelo agente inflamatório formalina 2,5%. A seguir, as respostas nociceptivas caracterizadas pelo ato de coçar a região orofacial e levantar rapidamente a cabeça serão quantificadas por 45 min. e comparadas com as induzidas pela formalina e salina. O edema será avaliado através da quantificação espectrofotométrica do extravasamento plasmático do corante Azul de Evans 0,1 % (5mg/Kg) que será administrado (i.v.) imediatamente após a administração periarticular de salina, formalina ou Dextrano. Os resultados serão submetidos à Análise de Variância e teste de Tukey (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)