Busca avançada
Ano de início
Entree

"estudo longitudinal da saúde bucal de pré-escolares inseridos em programa educativo preventivo, no Município de Piracicaba-SP."

Processo: 09/16883-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Maria da Luz Rosario de Sousa
Beneficiário:Thais Leite de Alcântara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Promoção da saúde

Resumo

ResumoObjetivo: Este é um estudo longitudinal cujo objetivo é avaliar a saúde bucal em crianças que estão participando de um programa preventivo educativo implantado em março de 2009. Metodologia: A creche "Maria Canalle Angelelli" está localizada no bairro do IAA, município de Piracicaba, SP e nela estão matriculadas 186 crianças na faixa etária de 03 meses a 6 anos. A amostra é composta de 115 crianças de 03 meses a 06 anos de idade, que já participam de um programa educativo preventivo há 9 meses. Os pais ou responsáveis preencheram um questionário para verificação dos hábitos e condições sócio-econômicos dos pré-escolares. O programa foi implementado em março de 2009. Inicialmente foi realizado exame clínico dos participantes e definido o risco para a cárie para definição da atividade preventiva. As crianças de alto risco receberão duas aplicações de verniz fluoretado ao ano, e as de risco moderado uma aplicação. As crianças incluídas no programa tem escovações supervisionadas diariamente. Todas as crianças da creche participaram das atividades educativas freqüentemente com fantoches, filmes, e brincadeiras lúdicas indicadas pelas professoras mediante entrevista, com o tema "saúde bucal". Este estudo reavaliará clinicamente, após 18 meses de práticas educativas e preventiva, a condição gengival, a experiência de cárie em dentes (ceod) e superfícies dentárias (ceos), das crianças participantes do programa. Resultados esperados: Com a execução deste estudo longitudinal, será verificada a efetividade do programa educativo preventivo realizado nas crianças que freqüentam a creche "Maria Canalle Angelelli", e continuar a planejar de modo específico a prevenção para esta população segundo o risco de saúde bucal, visando assim a promoção de saúde geral e melhoria da qualidade de vida da mesma.Palavras chave: levantamento epidemiológico, promoção de saúde, crianças pré-escolares, monitoramento da saúde bucal.