Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro da cinética de ligação de cálcio em S. mutans cultivados na presença ou ausência de sacarose

Processo: 08/00527-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Livia Maria Andaló Tenuta
Beneficiário:Guilherme Ishi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cálcio   Placa bacteriana   Bactérias   Streptococcus mutans   Matriz extracelular   Polissacarídeos extracelulares

Resumo

A importância do cálcio (Ca) ligado à superfície bacteriana em biofilmes dentais, como fonte de íons para o fluido do biofilme durante um desafio cariogênico, não tem sido explorada na literatura. Nesse sentido, não se conhece o tempo necessário para a ligação de Ca às bactérias expostas a diferentes concentrações do cátion, bem como a quantidade de Ca liberada durante uma queda de pH. Além disso, o efeito deletério da matriz extracelular rica em polissacarídeos na diminuição dos sítios bacterianos de ligação para Ca em um biofilme é desconhecido. Neste estudo, "pellets" bacterianos de Streptococcus mutans cultivados na ausência de sacarose (sem produção de polissacarídeos extracelulares - PEC) ou na sua presença (com produção de PEC) serão equilibrados com tampões pH 7,0 contendo 1 ou 10 mM Ca, em tempos crescentes, sendo determinado o tempo necessário para a saturação das bactérias com Ca nas duas concentrações. Em seguida, a quantidade de Ca liberada dos sítios de ligação bacteriana mediante exposição a um tampão pH 5,0 por 10 min será determinada. A capacidade de ligação de Ca e a quantidade liberada durante a queda de pH serão comparados mediante às duas concentrações de Ca utilizadas e às diferentes condições de crescimento das bactérias (com ou sem produção de PEC). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITAO, TARCISIO JORGE; ANDALO TENUTA, LIVIA MARIA; ISHI, GUILHERME; CURY, JAIME APARECIDO. Calcium binding to S. mutans grown in the presence or absence of sucrose. Brazilian Oral Research, v. 26, n. 2, p. 100-105, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.