Busca avançada
Ano de início
Entree

Concentracao plasmatica de lipoproteina de alta densidade e sua relacao com a sintese e absorcao de colesterol.

Processo: 07/53857-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eder Carlos Rocha Quintão
Beneficiário:Valéria Sutti Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colestanol   Desmosterol

Resumo

A concentração das HDL no plasma é inversamente relacionada à incidência de doença vascular coronariana de maneira muito mais significativa do que a elevação da LDL como fator de risco. Não se sabe qual é o principal mecanismo antiaterogênico conferido pela HDL. Uma possibilidade é sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), processo pelo qual colesterol produzido pelos tecidos periféricos, incluindo o da íntima arterial, é transportado para o fígado e secretado na bile. Um dos aspectos ainda não esclarecidos é como a concentração plasmática das HDL-C se relaciona com o balanço do colesterol corpóreo representado pela síntese e pela absorção intestinal. O objetivo deste estudo é verificar se a concentração plasmática de HDL-C se relaciona com a concentração plasmática de marcadores de síntese (latosterol/desmosterol), e de absorção de colesterol (fitoesteróis/colestanol) e o conteúdo celular de colesterol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, V. S.; LEANCA, C. C.; PANZOLDO, N. B.; PARRA, E.; CAZITA, P. M.; NAKANDAKARE, E. R.; DE FARIA, E. C.; QUINTAO, E. C. R. HDL-C concentration is related to markers of absorption and of cholesterol synthesis: Study in subjects with low vs. high HDL-C. Clinica Chimica Acta, v. 412, n. 1-2, p. 176-180, JAN 14 2011. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.