Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos fundamentais da física de neutrinos e sua contextualização no Modelo Cosmológico Padrão

Processo: 09/50959-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Alex Eduardo de Bernardini
Beneficiário:Victor Augusto Sant Anna Valderramos Bittencourt
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/50671-0 - Aplicações em mecânica quântica relativística e teoria de campos: oscilações quânticas, campos fermiônicos, quiralidade e equação de Dirac; sistemas com violação de Lorentz, energia escura e neutrinos cosmológicos; dinâmica relativística no efeito de tunelamento; zitterbewegung-like em sistemas fermiônicos em física da matéria condensada, AP.JP
Assunto(s):Cosmologia física   Oscilação de neutrinos   Equação de Dirac   Modelo cosmológico   Modelo padrão

Resumo

O projeto visa introduzir o aluno ao estudo da física de partículas, voltada principalmente para a física de neutrinos. Inicialmente o projeto consta da descrição dos neutrinos como soluções da equação de Dirac, procurando entender todas as particularidades da dinâmica de Dirac, bem como as propriedades físicas peculiares que decorrem da descrição de uma partícula segundo essa dinâmica. A caracterização das massas dos neutrinos com partículas de Dirac ou de Majorana também fazem parte desta etapa. Em uma etapa seguinte, será abordado o formalismo de oscilação quântica de sabores em seu caráter mais geral assim como a influências das descrições de Dirac e Majorana sobre o problema, sendo de crucial importância a compreensão do caráter massivo dos neutrinos e das diferenças de caracterização matemática entre neutrinos de Dirac e de Majorana. Tal importância justifica-se pelo fato de que o mecanismo see-saw ter uma correlação direta com os mecanismos de massa variável relativos aos neutrinos cosmológicos, meta final dos estudos aqui propostos. O objetivo final do projeto é a introdução ao estudo dos neutrinos no cenário cosmológico. Para tanto, é necessária uma familiarização com os principais aspectos do modelo cosmológico padrão que são fundamentais para o entendimento dos neutrinos cosmológicos como, por exemplo, os princípios básicos da expansão do universo, a termodinâmica do universo primordial e a explicação para o desacoplamento dos neutrinos. Na medida do possível, na etapa final, já vislumbrando uma continuidade do projeto, o aluno será introduzido a uma investigação de possível ligação dos neutrinos com a energia escura por meio de interações via potencial de quintessência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDINI, A. E.; BITTENCOURT, V. A. S. V. The C nu B energy density through the quantum measurement theory. Astroparticle Physics, v. 41, p. 31-37, JAN 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.