Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de protocolo para amplificação de marcadores microssatélites e análise da diversidade genética em inhame (Dioscorea cayennensis Lam.)

Processo: 07/01581-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Gustavo Henrique Recchia
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética ecológica   Repetições de microssatélites   Amplificação do DNA   Diversidade genética   Dioscorea   Inhame   Vale do Ribeira (SP)

Resumo

Este trabalho visa otimizar as condições de amplificação e revelação de marcadores microssatélites, bem como avaliar a diversidade genética de 17 acessos (etnovariedades) de inhame (Dioscorea cayenensis Lam.) coletadas em sistemas agrícolas autóctones do Vale do Ribeira (SP), nos municípios de Cananéia, Iguape, Iporanga e Eldorado. Para a extração do DNA será testado o método de Elias et al. (2004), baseado no tampão de extração CTAB, com modificações. Serão também testadas as condições de amplificação e revelação de 13 iniciadores para a avaliação dos 17 acessos desta espécie. Por ser uma espécie poliplóide, os dados serão genotipados como presença e ausência (+/-) e assim submetidos à análise de variância (AMOVA) utilizando o programa Arlequin (Schneider et al., 2000). Serão também realizadas análises de agrupamento, utilizando o coeficiente de Jaccard e o método aglomerativo UPGMA (Alfenas, 1998), a partir do software NTSYS-pc (Rohlf, 1992), e uma análise de componentes principais, pelo software SAS for windows.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)