Bolsa 01/04482-2 - Oryza - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao morfofenologica e avaliacao do grau de dormencia de populacoes de especies brasileiras de arroz selvagem.

Processo: 01/04482-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Patrícia Pimentel Righeto
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Oryza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arroz Selvagem | Oryza

Resumo

Este estudo tem como objetivos a multiplicação de sementes e avaliação morfofenológica de oito populações de Oryza glumaepatula e O. grandiglumis, bem como a verificação do grau de dormência logo após a colheita e em intervalos de dois meses, de populações de O. glumaepatula, O. latifolia, O. grandiglumis e O. alta, visando observar o padrão da perda do caráter dormência de sementes no tempo. Serão multiplicadas inicialmente 10 populações de O. glumaepatula e O. grandiglumis, sendo que oito populações serão avaliadas para nove caracteres morfológicos vegetativos, nove reprodutivos e dois fenológicos. O experimento será realizado em tanques, em casa-de-vegetação, utilizando-se o delineamento em blocos ao acaso com oito tratamentos (populações) e seis repetições. Cada parcela conterá quatro plantas (vasos), obtendo-se um total de 24 plantas por população. O experimento de germinação será realizado coletando-se um total de 300 sementes por população, que serão submetidas a seis ensaios de germinação, em seis tempos diferentes: logo após a colheita (tempo zero), e a cada dois meses, durante 10 meses. Serão utilizadas duas repetições de 25 sementes cada, num delineamento inteiramente casualizado, em germinador com temperatura controlada de 27°C, no escuro. Algumas populações serão avaliadas em épocas diferentes, dependendo da época da colheita de suas sementes, uma vez que os ensaios deverão ter início logo após a colheita das sementes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)