Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação entre nanotubos de carbono com metalopolímeros de poli(4-vinilpiridina) e pentacianoferrato

Processo: 10/09127-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:André Luiz Barboza Formiga
Beneficiário:Bianca Fernandes Martins
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Complexos de coordenação   Química de coordenação

Resumo

Desde sua descoberta em 1991, nanotubos de carbono (CNT) são objetos de intensa pesquisa, por causa de suas fascinantes características estruturais e propriedades mecânicas e eletrônicas, que o torna atrativo para potenciais aplicações tecnológicas. A utilização de CNT como reforço em polímeros gera materiais com maior resistência mecânica e condutividade térmica e elétrica.As propriedades dos nanocompósitos polímero/CNT dependem diretamente da dispersão dos CNT na matriz polimérica, sendo assim controlar a dispersão de CNT é essencial para que se obtenha as propriedades desejadas dos nanocompositos. Entretanto, a ausência de grupos laterais ou funcionais nos CNT que possam interagir com o polímero faz com que a dispersão de CNT não seja um processo simples.Rouse realizou um estudo da dispersão de CNT em diferentes alcoóis utilizando poli(4-vinilpiridina) (P4VP) como agente dispersante. Em seu trabalho, conclui que a utilização de etanol como solvente otimiza a dispersão de CNT em P4VP.Este projeto tem como foco investigar a dispersão de CNT em P4VP modificada com o complexo pentacianoferrato(II) de sódio, utilizando etanol e água como solventes. A utilização do complexo quimicamente ligado à P4VP conferirá carga à dispersão e funcionará como mediador eletroquímico, gerando materiais que poderão ser utilizados, por exemplo, para a modificação de eletrodos. Visando otimizar esta dispersão será investigada a influência da razão polímero/complexo, da razão polímero/CNT, da razão CNT/solvente e do tempo de ultrassonicação na estabilidade, resposta eletroquímica e morfologia do sistema P4VP/Fe(CN)5/CNT.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANNUZZI, SERGIO A. V.; MARTINS, BIANCA; HUAMANI, LUIS E. S. C.; FORMIGA, ANDRE L. B. Supramolecular Approach to Decorate Multi-Walled Carbon Nanotubes with Negatively Charged Iron(II) Complexes. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 1, p. 2-10, JAN 2017. Citações Web of Science: 1.
VENTURINELLI JANNUZZI, SERGIO AUGUSTO; MARTINS, BIANCA; FELISBERTI, MARIA ISABEL; BARBOZA FORMIGA, ANDRE LUIZ. Supramolecular Interactions between Inorganic and Organic Blocks of Pentacyanoferrate/Poly(4-vinylpyridine) Hybrid Metallopolymer. Journal of Physical Chemistry B, v. 116, n. 51, p. 14933-14942, DEC 27 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.