Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da irradiação dos lasers Nd:YAG e CO2 na composição química e ultra-estrutural do esmalte dental

Processo: 10/06861-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Borsatto
Beneficiário:Alessandra Marques Corrêa Afonso
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Esmalte dentário   Laser do estado sólido

Resumo

Os objetivos do estudo serão: (1) avaliação das alterações químicas e físicas ocorridas no esmalte irradiado com os lasers CO2 e Nd:YAG, por meio de análise da composição química via Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR); da ultra-estrutura através da Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e análise da morfologia através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); (2) avaliação do desgaste da superfície irradiada e da profundidade do tecido atingida pela irradiação destes lasers por meio de perfilometria, análise de Ca/P da solução desmineralizante e análise de microdureza. Para isso serão utilizados molares humanos em fragmentos da porção vestibular e lingual. A avaliação da composição química do esmalte irradiado será realizada por FTIR utilizando 30 fragmentos divididos aleatoriamente em 2 grupos: laser CO2 e Nd:YAG. As superfícies serão analisadas no espectrômetro para a obtenção do espectro de absorção controle da amostra, e este será utilizado para avaliar a alteração na composição química da amostra após a irradiação. Para as análises em MET e MEV os fragmentos serão divididos aleatoriamente em 3 grupos: controle, laser CO2 e laser Nd:YAG. Para MET as amostras serão seccionadas transversalmente, planificadas e polidas, e então avaliadas quanto às características ultra-estruturais do esmalte. Para MEV as amostras serão desidratadas e serão analisadas a superfície e subsuperfície dos espécimes. Para a avaliação do desgaste e da extensão do tecido atingida pela irradiação serão utilizados 225 fragmentos, os quais serão divididos aleatoriamente em 3 grupos: controle, laser CO2 e laser Nd:YAG, existindo em cada grupo uma divisão dos fragmentos em 5 subgrupos considerando o desafio abrasivo: sem desafio, 15.000, 30.000, 45.000, 60.000 ciclos. O desgaste abrasivo será realizado após a irradiação dos espécimes, com o auxílio de uma máquina de escovação. Após a verificação do desgaste ocorrido nos espécimes com o auxílio de um perfilômetro estes serão submetidos a um modelo de indução de lesão de cárie in vitro através de ciclagens de pH. Ao final de cada ciclo a solução desmineralizante será utilizada para quantificar a concentração de cálcio e fósforo inorgânico liberados pelos espécimes com o desafio cariogênico. Após o desafio cariogênico, os espécimes serão seccionados e será realizado o teste de microdureza na subsuperfície do esmalte. Para a análise dos dados as informações obtidas através dos resultados dos estudos serão correlacionadas de modo a se obter um modelo de alterações químicas e físicas ocorridas no esmalte após a irradiação, e como isso poderia influenciar nas propriedades mecânicas deste tecido.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA-AFONSO, ALESSANDRA MARQUES; BACHMANN, LUCIANO; DE ALMEIDA, CINTIA GUIMARAES; PALMA DIBB, REGINA GUENKA; BORSATTO, MARIA CRISTINA. Loss of structural water and carbonate of Nd:YAG laser-irradiated human enamel. Lasers in Medical Science, v. 30, n. 4, p. 1183-1187, MAY 2015. Citações Web of Science: 6.
CORREA-AFONSO, ALESSANDRA MARQUES; BACHMANN, LUCIANO; DE ALMEIDA, CINTIA GUIMARAES; PALMA DIBB, REGINA GUENKA; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA; BORSATTO, MARIA CRISTINA. CO2-lased enamel microhardness after brushing and cariogenic challenge. Journal of Biomedical Optics, v. 18, n. 10 OCT 2013. Citações Web of Science: 0.
CORREA-AFONSO, ALESSANDRA MARQUES; BACHMANN, LUCIANO; DE ALMEIDA, CINTIA GUIMARAES; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA; BORSATTO, MARIA CRISTINA. FTIR and SEM analysis of CO2 laser irradiated human enamel. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 57, n. 9, p. 1153-1158, SEP 2012. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.