Busca avançada
Ano de início
Entree

Assessoria de comunicação 2.0: estratégias de atuação em mídias digitais e novos paradigmas da área no contexto da sociedade informacional

Processo: 10/03218-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Elizabeth Nicolau Saad Corrêa
Beneficiário:Claudia Gasparini Fernandes Cunha
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação digital   Mídias sociais   Assessoria de imprensa

Resumo

A ascensão vertiginosa de novas tecnologias de comunicação e informação tem transformado radicalmente a maneira como as pessoas acessam, criam e compartilham dados entre si. Em meio a esse processo, inúmeros paradigmas da Comunicação Social estão sendo rompidos. O jornalismo é desafiado pela expansão das publicações online e pelo conteúdo gratuito oferecido na web, muitas vezes produzido e editado pelo próprio usuário. As organizações, por sua vez, são forçadas a repensar os modelos de diálogo que precisam manter com seus stakeholders. A comunicação voltada ao público externo passa a exigir que as mensagens da instituição sejam transmitidas com credibilidade não apenas para a mídia tradicional, mas também - e com relevância cada vez mais estratégica - nas conversações alocadas na rede. Nesse cenário em mutação, surgem debates sobre o futuro das mídias digitais e o papel do comunicador como "regente", organizador ou curador desse profuso e ilimitado oceano de informações. Este projeto pretende realizar um estudo das principais tendências da atuação do assessor de comunicação na web 2.0, comparando a rotina de trabalho de quatro grandes agências de comunicação corporativa da cidade de São Paulo com a teoria de autores contemporâneos como Manuel Castells, Brian Solis, Bernard Miège, Pierre Lévy, entre outros, além de novas tendências comentadas em blogs, redes sociais e sites especializados no tema.