Busca avançada
Ano de início
Entree

Datacao radiometrica e geoquimica isotopica de "illita diagenetica": aplicacao para o estudo da historia termica da bacia do parana.

Processo: 02/00811-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 27 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Umberto Giuseppe Cordani
Beneficiário:Lucy Gomes Sant'Anna
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geoquímica isotópica   Argilominerais   Bacias sedimentares   Geocronologia   Petróleo   Diagênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argilomineral | Bacia Sedimentar | Diagenese | Geocronologia | Geoquimica Isotopica | Petroleo

Resumo

Neste projeto propõe-se o estudo mineralógico, geoquímico e genético de illita e suas formas interestratificadas presentes em unidades litoestratigráficas das bacias do Paraná e Taubaté, visando o desenvolvimento de procedimentos analíticos para a datação de argilominerais potássicos de textura fina pelo método 40Ar/39Ar como ferramenta para o entendimento da história diagenética e termal dessas bacias. O cumprimento dos objetivos deste projeto requer viagens para coleta de amostras e a execução de análises laboratoriais por métodos complementares. Para a caracterização prévia do material estão previstas análises por petrografia óptica, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura e transmissão com detetor de energia dispersiva acoplado, com a participação do Centre de Geochimie de la Surface, France. Os testes e a implantação do método 40Ar/39Ar para datação de illita serão efetuados no Laboratório 40Ar/39Ar do CPGeo/IGUSP, em colaboração com o Laboratório de 40Ar/39Ar da Universidade de Queensland, Austrália. Os resultados esperados incluem o avanço no conhecimento cronológico dos eventos pós-sedimentares que afetaram bacias sedimentares brasileiras e que localmente culminaram com a geração, migração e acumulação de hidrocarbonetos e, ainda, um incremento importante no campo da geocronologia por 40Ar/39Ar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANT’ANNA‚ LG; CLAUER‚ N.; CORDANI‚ UG; RICCOMINI‚ C.; VELÁZQUEZ‚ VF; LIEWIG‚ N.. Origin and migration timing of hydrothermal fluids in sedimentary rocks of the Paraná Basin‚ South America. CHEMICAL GEOLOGY, v. 230, n. 1, p. 1-21, . (02/10463-3, 02/00811-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.