Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do flúor no reparo ósseo em alvéolos de ratos: avaliação histológica e imunohistoquímica

Processo: 07/00494-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Rodrigo Cardoso de Oliveira
Beneficiário:Marcela Mitsuko Yanai
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fraturas ósseas   Reparo ósseo   Flúor   Metaloproteinases da matriz   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluor | Metaloproteinases De Matriz | Reparo Osseo | Reparo ósseo

Resumo

A compreensão do mecanismo molecular do reparo ósseo e a influência de alguns fatores sobre esse reparo pode ajudar no tratamento de fraturas e defeitos ósseos. Como sabido o flúor é um elemento presente no cotidiano de quase toda população brasileira, sendo usado na água de abastecimento (Brasil) e também como terapêutico para osteoporose (Europa). Assim sendo, se torna importante à compreensão da influência do flúor no reparo fisiológico do tecido ósseo, em especial sobre alguns eventos como neoformação óssea e reparo ósseo. Deste modo, o objetivo deste trabalho é avaliar comparativamente o efeito do flúor administrado na água de beber sobre o reparo ósseo alveolar de ratos. Neste estudo serão utilizados 4 grupos com ratos Wistar de 80 dias de idade (n=100), os quais receberão água de beber contendo 5, 15 e 50 ppm de flúor e água deionizada (controle) durante todo experimento. Esses animais terão o incisivo superior direito extraído. Os animais serão eutanasiados 0 hora, 7, 14, 21 e 30 dias após a extração e coletado material para análise microscópica (coloração em Hematoxilina Eosina e imunistoquímica) e de proteínas referentes ao reparo ósseo (proteínas morfogenéticas ósseas, BMPs; metaloproteinases de matriz, MMPs; fosfatase ácida resistente ao tartarato, TRAP; ativador do receptor do fator kappa B nuclear, RANK; ligante do ativador do receptor do fator kappa B nuclear RANKL e osteoprotegerina, OPG). A análise paramétrica será realizada utilizando análise de variância (teste de Tukey se p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILENI DA SILVA FERNANDES; FLÁVIA GODOY IANO; VIVIAN ROCIA; MARCELA MITSUKO YANAI; ALINE DE LIMA LEITE; TATIANA ALMEIDA FURLANI; MARÍLIA AFONSO RABELO BUZALAF; RODRIGO CARDOSO DE OLIVEIRA. Alkaline phosphatase activity in plasma and liver of rats submitted to chronic exposure to fluoride. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 54, n. 6, p. 1187-1192, . (06/06430-3, 07/00494-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.