Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotoprotetores bioativos anti-UVA: desenvolvimento e avaliação da eficácia "in vitro" por espectrofotometria de refletância com esfera de integração

Processo: 10/05880-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:André Rolim Baby
Beneficiário:Caynan Mendes Rugno
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmetologia   Rutina

Resumo

A luz solar é usualmente reconhecida por oferecer efeitos benéficos para a saúde e o bem-estar. No entanto, efeitos deletérios agudos e crônicos provenientes da exposição à radiação ultravioleta-A (UVA / 320-400 nm) e ultravioleta-B (UVB / 290-320 nm) tem sido amplamente registrados. A radiação UVB é responsável por, diretamente, provocar danos fotoquímicos no DNA. A radiação UVA, no entanto, apreciaria efeitos indiretos no DNA por meio da geração de espécies reativas de oxigênio. A rutina é tradicionalmente empregada como antioxidante e constatou-se que esta não possui tendência para a absorção cutânea, assim, foi possível interpretar que a atividade do flavonóide é exercida na superfície ou nas camadas superficiais da pele. Devido à semelhança estrutural dos flavonóides com os filtros solares químicos, ao potencial de prevenção do estresse fotooxidativo na pele e à similaridade dos espectros de absorção na região da radiação UV, tais compostos bioativos apresentam potencial para exercerem atividade fotoprotetora. Os objetivos do presente projeto de pesquisa apreciam (1) o desenvolvimento de fotoprotetores bioativos compostos por rutina associada ou não a filtros solares químicos UVA (avobenzona, benzofenona-3 e benzofenona-4) nas formas de apresentação do tipo emulsão óleo-em-água (O/A) e gel hidroalcoólico, (2) a caracterização física e físico-química das preparações, (3) a determinação do potencial antirradicalar dos compostos isolados e em associação e (4) a avaliação da eficácia fotoprotetora in vitro por meio da espectrofotometria de refletância com esfera de integração.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; PERES, DANIELA DALMEIDA; RUGNO, CAYNAN MENDES; KOJIMA, MAYARA; SALES DE OLIVEIRA PINTO, CLAUDINEIA APARECIDA; CONSIGLIERI, VLADI OLGA; KANEKO, TELMA MARY; ROSADO, CATARINA; MOTA, JOANA; ROBLES VELASCO, MARIA VALERIA; BABY, ANDRE ROLIM. Functional photostability and cutaneous compatibility of bioactive UVA sun care products. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 148, p. 154-159, JUL 2015. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.