Busca avançada
Ano de início
Entree

Tomografia por coerencia optica (oct) aplicada nas ciencias farmaceuticas: inovacao metodologica em pesquisa e desenvolvimento de sistemas emulsionados

Processo: 08/57735-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:André Rolim Baby
Beneficiário:Caroline Schetini Perrotti Spegiorin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reologia   Estabilidade

Resumo

A Indústria Farmacêutica e de Produtos Cosméticos visa à produção eficiente e competitiva de medicamentos e cosméticos de qualidade consistentemente elevada por meio da seleção criteriosa de componentes adjuvantes e ativos e do processo de produção e controle da qualidade. Para o alcance de tal objetivo, é mandatório o conhecimento de como parâmetros físicos, físico-químicos e químicos influenciam a organização morfológica dos sistemas emulsionados, como produtos finais ou acabados. A preocupação primordial que orientou no desenvolvimento do presente Projeto de Pesquisa foi a de apontar a necessidade do avanço técnico-científico na inserção de metodologia Inovadora, a Tomografia por Coerência Óptica (OCT - Optical Coherence Tomography), na Pesquisa e Desenvolvimento das Indústrias Farmacêutica e de Produtos Cosméticos. A OCT é uma técnica de diagnóstico de geração de imagens não-invasiva e não-destrutiva. De conhecimento comum até a ocasião, o projeto propõe a utilização original e inovadora da OCT nas Ciências Farmacêuticas e de Produtos Cosméticos. A proposta do projeto envolve o desenvolvimento e a avaliação da estabilidade física e físico-química de sistemas emulsionados obtidos a partir do álcool estearílico 21 OE e/ou do álcool oleílico 20 OE, para aplicação em formulações dermocosméticas; e a proposta da utilização de metodologia inovadora na caracterização morfológica e do tamanho de gotículas da fase interna das emulsões, como ferramenta de pesquisa, desenvolvimento e controle da qualidade, bem como, metodologia indicativa da estabilidade. O projeto possui a efetiva colaboração e envolvimento do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear (IPEN/CNEN). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA SOUZA PRESTES; DANIELA D'ALMEIDA PERES; ANDERSON ZANARDI DE FREITAS; VLADI OLGA CONSIGLIERI; TELMA MARY KANEKO; MARIA VALÉRIA ROBLES VELASCO; ANDRÉ ROLIM BABY. Particle size and morphological characterization of cosmetic emulsified systems by Optical Coherence Tomography (OCT). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 52, n. 2, p. 273-280, Jun. 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.