Busca avançada
Ano de início
Entree

Publicidade e pornografia: os usos da seducao.

Processo: 06/61568-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Maria Arminda Do Nascimento Arruda
Beneficiário:Ian Packer
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade   Propaganda   Pornografia   Consumo

Resumo

Trata-se de investigar o modo como o sexo, a sexo, a sexualidade e o erotismo estão presentes na táticas discursivas adotadas pela publicidade na execução de seus objetivos e na sua atuação com um dos principais organizadores do imaginário social nas sociedades ocidentais contemporâneas, entendidas enquanto sociedades de consumo. Para tanto, investigar-se-á também, de maneira paralela, o modo como a pornografia organiza seu discurso em torno desses elementos, a fim de se perceber como cada um desses discursos - o primeiro transmitido "a céu aberto", e o segundo "às escondidas" - se inserem numa economia geral do discurso sobre o sexo, tal como essa é conceituada por Michel Foucault, e quais são os limites e as nuances que distinguem e diferenciam o "pornográfico" do "sensual" e do "erótico" no mundo contemporâneo. Por fim, tem-se como objetivo mais amplo da discussão que se pretende realizar nesse projeto, a indagação a respeito do estado em que se encontra o relacionamento entre a esfera pública e a esfera privada nas sociedades contemporâneas, visto que o que se propõe a tratar aqui é da presença da sexualidade - do privado e do íntimo, portanto - numa das formas de comunicação que tem mais poderes e ocupa mais espaços no esfera público atualmente - a publicidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)