Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica da fase inicial de diferenciação de células CD34+ utilizando a análise serial da expressão gênica (SAGE)

Processo: 02/08273-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marco Antonio Zago
Beneficiário:Greice Andreotti de Molfetta
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Diferenciação celular   Expressão gênica   Análise serial da expressão gênica (SAGE)   Células-tronco hematopoéticas   Antígenos CD34

Resumo

O processo de proliferação e diferenciação das células hematopoéticas é um mecanismo complexo que depende da interação entre células hematopoéticas entre si e entre fatores de crescimento celular além, da presença de proteínas nucleares e citoplasmáticas e da ação de vários tipos de genes. Com o objetivo de caracterizarmos quais fatores genéticos atuam na diferenciação de células CD34 nas linhagens eritrocitárias e granulocíticas, realizaremos o estudo da expressão gênica dessas células utilizando a técnica da análise serial da expressão gênica (SAGE). No início da diferenciação de células CD34 em linhagens eritroide e granulocítica, a cultura celular será interrompida e procederemos com a extração do RNAm para estudo molecular. Uma alíquota das células CD34 continuarão em cultura in vitro para confirmarmos que o processo de diferenciação ocorreu conforme o esperado. Com o uso da técnica de SAGE, serão gerados os "tags". Com a contagem e identificação dos "tags", um panorama compreensivo da expressão gênica será obtido. Análises comparativas serão realizadas entre os transcriptomas de células CD34 em início de diferenciação em eritrócitos e granulócitos. A identificação de genes normalmente expressos ou super ou sub-expressos nestas condições auxiliarão no entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos na diferenciação celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MOLFETTA, GREICE ANDREOTTI; ZANETTE, DALILA LUCIOLA; PANEPUCCI, RODRIGO ALEXANDRE; DINARTE DOS SANTOS, ANEMARIE RAMOS; DA SILVA, JR., WILSON ARAUJO; ZAGO, MARCO ANTONIO. Role of NFKB2 on the early myeloid differentiation of CD34+ hematopoietic stem/progenitor cells. DIFFERENTIATION, v. 80, n. 4-5, p. 195-203, NOV-DEC 2010. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.