Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevenção precoce de sobrepeso e obesidade em crianças de pré-escolas municipais da cidade de Taubaté, Estado de São Paulo

Processo: 08/53142-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Claudio Leone
Beneficiário:Viviane Gabriela Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Prevenção   Alimentação   Atividade física   Obesidade

Resumo

É consenso que a obesidade em crianças vem aumentando de forma significativa e que ela determina vários agravos a saúde na infância e na idade adulta. A obesidade em crianças é um problema de saúde pública de grande importância em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e o seu aumento está associado a modificações na qualidade da dieta dos indivíduos. Um fato que tem preocupado os especialistas é que o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade tem sido constatado em idades cada vez mais precoces. O controle da obesidade tem sido, sobretudo ao longo das três últimas décadas, um dos maiores desafios de pesquisadores e profissionais da área de saúde. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção nutricional e de atividade física voltada para a redução do risco de desenvolvimento precoce do sobrepeso e obesidade. Casuística e Métodos: Será realizado um estudo de intervenção, com crianças de 3 anos de idade, matriculadas em pré-escolas da Prefeitura Municipal de Taubaté, no Estado de São Paulo, onde estudam aproximadamente 1871 crianças com 3 anos de idade. A amostragem será realizada por conglomerado, de maneira probabilística e aleatória, a partir da listagem fornecida pelo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Taubaté, tendo como unidade amostral a própria pré-escola, que serão sorteadas sucessivamente, até que o lote amostral estimado seja completado. Para classificar excesso de peso, segundo o índice de Massa Corporal, será utilizada a curva proposta pela Organização Mundial de Saúde, em 2006, para essa faixa etária. Para intervenção, será elaborada revisão de oferta alimentar das pré-escolas, buscando um aporte nutricional adequado, e atividade física programada e regular. Após um ano de intervenção, será realizada nova avaliação das crianças. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, VIVIANE GABRIELA; BERTOLI, CIRO JOAO; GALLO, PAULO ROGERIO; DE ABREU, LUIZ CARLOS; LEONE, CLAUDIO. Tri-Ponderal Mass Index: A Screening Tool for Risk of Central Fat Accumulation in Brazilian Preschool Children. MEDICINA-LITHUANIA, v. 55, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
NASCIMENTO, VIVIANE GABRIELA; COSTA DA SILVA, JANAINA PAULA; BERTOLI, CIRO JOAO; ABREU, LUIZ CARLOS; VALENTI, VITOR ENGRACIA; LEONE, CLAUDIO. Prevalence of overweight preschool children in public day care centers: a cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, v. 130, n. 4, p. 225-229, 2012. Citações Web of Science: 9.
NASCIMENTO, VIVIANE G.; MACHADO, THAIS COSTA; BERTOLI, CIRO JOAO; DE ABREU, LUIZ CARLOS; VALENTI, VITOR E.; LEONE, CLAUDIO. Evaluation of Mid-upper Arm Circumference in Pre-school Children: Comparison Between NCHS/CDC-2000 and WHO-2006 References. JOURNAL OF TROPICAL PEDIATRICS, v. 57, n. 3, p. 208-212, JUN 2011. Citações Web of Science: 1.
NASCIMENTO, VIVIANE G.; BERTOLI, CIRO JOAO; LEONE, CLAUDIO. Ratio of weight to height gain: a useful tool for identifying children at risk of becoming overweight or obese at preschool age. Clinics, v. 66, n. 7, p. 1223-1226, 2011. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.