Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem dos marcadores de patogenicidade de Helicobacter pylori alelos do gene vaca e presença do gene cagA, de isolados clínicos de pacientes adultos de Marília-SP

Processo: 01/14509-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Speranca
Beneficiário:Camila Garcia Ferrari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori

Resumo

O H. pylori, uma bactéria gram negativa, de forma espiral e microaerófila, está relacionada com gastrite crônica, úlcera duodenal, úlcera gástrica, adenocarcinoma do estômago distal e linfoma. Menos de 20% das pessoas infectadas pelo H. pylori desenvolvem sintomatologia. Isto pode estar relacionado à fatores do hospedeiro, ambientais e diferenças genéticas da bactéria. Vários marcadores de patogenicidade de H. pylori têm sido descritos e dentre eles os mais conhecidos são a citotoxina vacuolizante Vac A e a citotoxina associada Cag A. Os isolados clínicos de H. pylori podem ser mais ou menos patogênicos dependendo do tipo alélico do gene VacA encontrado e/ou da presença do gene CagA. Existem vários métodos de diagnóstico da infecção por H. pylori que podem ser divididos em invasivos e não invasivos. O método invasivo corresponde à análise de biópsias gástricas por técnicas de biologia molecular como a PCR, cultura de bactérias, teste rápido da urease e análise histológica. Para análise diagnostica de indivíduos dispépticos, o exame indicado é a endoscopia com análise histopatológica de biópsias gástricas. Assim, visando identificar os marcadores de patogenicidade do H. pylori em adultos dispépticos de Marília - SP, os objetivos deste trabalho incluem a comparação dos diferentes alelos do gene VacA e presença do gene CagA das cepas de H. pylori determinados por PCR a partir de DNA obtido diretamente da biópsia gástrica dos pacientes e de colônias de bactérias obtidas por cultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUZUKI, RODRIGO BUZINARO; COLA, RODRIGO FARIA; BARDELA COLA, LARISSA TRANQUILINO; FERRARI, CAMILA GARCIA; ELLINGER, FRED; THEREZO, ALTINO LUIZ; DA SILVA, LUIS CARLOS; ETEROVIC, ANDRE; SPERANCA, MARCIA APARECIDA. Different risk factors influence peptic ulcer disease development in a Brazilian population. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 18, n. 38, p. 5404-5411, OCT 14 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.