Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da estabilidade fisico-quimica e da atividade antioxidante in vitro e in vivo de formulacoes topicas contendo o extrato padronizado de ginkgo biloba.

Processo: 05/50593-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Maria José Vieira Fonseca
Beneficiário:Viviane Cristina Bronzati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ginkgo biloba   Estresse oxidativo   Antioxidantes   Flavonoides

Resumo

A pele é uma barreira entre o meio externo e o organismo, sofrendo ação de radiação UV, ozônio, radiação ionizante e vários compostos químicos pró-oxidantes. A exposição prolongada da peie à radiação UV resulta em grande diminuição dos antioxidantes nela presentes, formando espécies reativas de oxigênio (EROS) e elevando os produtos da peroxidação lipídica, responsáveis por danos oxidativos na pele como câncer e fotoenvelhecimerrto. Flavonóides, compostos polifenólicos encontrados em frutas e vegetais, têm atraído substancial atenção devido às suas propriedades antioxidantes e sua aplicação tópica tem encontrado grande interesse por sua eficácia na prevenção dos danos causados pela radiação UV na pele. O extrato padronizado de Ginkgo biloba contém 24% de flavonóides, sendo um eficiente seqüestrador de radicais livres, mostrando atividade antioxidante e protegendo contra os danos causados por esses radicais. Tendo em vista o aumento do consumo de substâncias naturais com propriedades antioxidantes, os objetivos deste trabalho são de preparar formulações contendo o extrato padronizado de Ginkgo biloba e avaliar a estabilidade físico-química dessas formulações, como também realizar estudos de liberação e permeação/retenção cutânea e da ação antioxidante das formulações aplicadas à pele de camundongo hairless exposta à radiação UV. (AU)