Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da biomembrana de latex natural na cicatrizacao de ulceras de perna dos pacientes atendidos no ambulatorio de ulceras neurovasculares de dermatologia do hcfmrp-usp).

Processo: 02/13385-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marco Andrey Cipriani Frade
Beneficiário:Fabio Magalhaes Barbetta
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cicatrização   Tétano   Insuficiência venosa

Resumo

Sendo as úlceras de membros inferiores doença muito freqüente que pode causar limitações aos pacientes devido à evolução crônica e recorrente, cujo tratamento não é padronizado e gera custos elevados aos Serviços de Saúde Pública, o conhecimento dos fatores envolvidos na evolução e resposta terapêutica torna-se relevante. Para avaliar as características clínicas e sociais desses pacientes será desenvolvido um estudo retrospectivo nos prontuários médicos (1763) de doentes com úlceras de membros inferiores atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Paralelamente, será avaliada a influência das infecções na evolução das úlceras, através da identificação do patógeno pelo exame bacteriológico, e a associação com processos sistêmicos como o tétano, em pacientes atendidos no Ambulatório de Úlceras Neurovasculares do HCFMRP-USP. Esses doentes serão aleatoriamente submetidos ao tratamento tópico com sulfadiazina de prata (controle) e a Biomembrana natural de látex (BML), que tem sido identificada como potente fator indutor da cicatrização. Os resultados serão avaliados clinicamente quanto à presença de fibrina, tecido de granulação e epitelização e comparados segundo o tipo de tratamento. (AU)