Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de técnicas isotópicas (15N) na identificação de reservatórios do nitrogênio absorvido e sua redistribuição em duas espécies de citros e absorção foliar da amônia volatilizada da uréia fertilizante

Processo: 06/56666-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 25 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Jose Antonio Quaggio
Beneficiário:Rodrigo Marcelli Boaretto
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Absorção   Citrus   Volatilização

Resumo

O nitrogênio é nutriente fundamental à produtividade e qualidade dos frutos cítricos e seu metabolismo depende primariamente da sua redistribuição nos diferentes reservatórios da biomassa das plantas cítricas e posteriormente pelo suprimento de N vindo do solo ou do fertilizante. O teor adequado de N foliar para as laranjeiras e superior ao do limoeiro, entretanto, os níveis de produção dessas espécies correlacionam-se inversamente com o teor de N nas folhas. No projeto pretende-se, através de técnicas isotópicas (15N), quantificar os reservatórios de N, sua redistribuição na biomassa, e ainda quantificar a absorção de NH3, volatilizada da uréia, pelas folhas da laranjeira e estimar as perdas por volatilização do fertilizante, aplicado em pomar de laranjeiras. O projeto é constituído por 2 experimentos: (I) O primeiro será em pomar, onde serão colocadas sob a copa da planta, bandejas com solo adubado com 15N-uréia. Após 30 dias será quantificado o N volatilizado da uréia que foi absorvido, na forma gasosa, pelas laranjeiras e (II) O segundo será em lisímetros, com duas espécies de citros (laranja e limão) que receberão 15N-sulfato de amônio em duas épocas do ano. As plantas serão desmontadas em diferentes tecidos para caracterizar os diferentes reservatórios de N e sua redistribuição na planta. Pretende-se com os resultados do projeto aprimorar as estratégias de maneio nutricional dos pomares citricolas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOARETTO, RODRIGO M.; MATTOS, JR., DIRCEU; QUAGGIO, JOSE A.; CANTARELLA, HEITOR; TRIVELIN, PAULO C. O. Absorption of (NH3)-N-15 volatilized from urea by Citrus trees. PLANT AND SOIL, v. 365, n. 1-2, p. 283-290, APR 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.