Busca avançada
Ano de início
Entree

Revascularização cirúrgica dò miocárdio versus stents N‚O tratamento da doença coronariana obstrutiva

Processo: 10/00796-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:José Carlos Rossini Iglézias
Beneficiário:Alex Chi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contenedores   Ponte de artéria coronária sem circulação extracorpórea   Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares   Revascularização miocárdica   Stents farmacológicos

Resumo

Trata-se de um estudo de observação do tipo coorte não concorrente, comparando pacientes submetidos à revascularização cirúrgica do miocárdio e à revascularização percutânea no Instituto do coração (InCor), no período compreendido entre primeiro de janeiro de 2004 a primeiro de agosto de 2009, quanto à mortalidade hospitalar, mortalidade tardia e desfechos clínicos de curto, médio e longo prazo. Para tanto a população fonte foi estratificada em 2 grupos, sendo que o primeiro (G1) ficou composto pelos pacientes portadores de insuficiência coronária que receberam stents e o segundo (G2) ficou constituído pelos pacientes portadores de insuficiência coronária que foram revascularizados através da cirurgia. Serão analisados por meio de um roteiro, que foi elaborado especificamente para a coleta de dados, que deverão ser extraídos dos prontuários dos pacientes. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise estatística para se comparar a revascularização cirúrgica do miocárdio com a revascularização percutânea quanto à mortalidade hospitalar, mortalidade tardia e desfechos clínicos de curto, médio e longo prazo em nosso serviço. Especificamente, infarto do miocárdio após o procedimento, reaparecimento da angina, necessidade de re-intervenção ou de nova internação devido angina e insuficiência cardíaca.Os resultados serão enviados para publicação em revistas ou congressos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSE CARLOS ROSSINI IGLEZIAS; ALEX CHI; LUIS ALBERTO OLIVEIRA DALLAN; LUIS FELIPE PINHO MOREIRA; FABIO BISCEGLI JATENE. Surgical myocardial revascularization versus stents. MedicalExpress (São Paulo, online), v. 1, n. 6, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.