Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo anatômico do encéfalo e nervos cranianos de representantes da família Potamotrygonidae (Chondrichthyes: Myliobatiformes): implicações taxonômicas e filogenéticas

Processo: 10/01240-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues de Carvalho
Beneficiário:João Pedro Fontenelle de Araújo Freire da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução animal   Morfologia animal   Raias   Sistemática   Zoologia (classificação)

Resumo

A família Potamotrygonidae, pertencente a ordem Myliobatiformes, única família em Chondrichthyes cujos integrantes são exclusivos de água doce, é endêmica da região neotropical sulamericana. Apesar de seu monofiletismo ser indiscutível, a família apresenta diversos conflitos internos quanto à sua taxonomia devido a problemas quanto ao limite das espécies e gêneros que a compõe. Tais complicações são principalmente ocasionadas pela falta de caracteres consistentes que podem ser usados em estudos filogenéticos, uma vez que os caracteres mais usados, como as características cromáticas, apresentam grande variabilidade entre os indivíduos, construindo com certa frequência padrões considerados intermediários. Estudos anatômicos descritivos buscando descobrir caracteres que podem ser usados para elucidar problemas taxonômicos são pouco feitos se comparados a quantidade de estudos moleculares realizados com este propósito. O sistema nervoso é de modo geral conservado dentre os vertebrados, indicando que diferenças observadas, se pertinentes, podem ser usadas como caracteres em filogenias. Em vista disso, esse estudo tem como objetivo a observação e descrição de encéfalos e nervos cranianos de representantes da família Potamotrygonidae, visando a identificação de características que podem ser usadas na taxonomia e filogenia interna desse grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONTENELLE, JOAO PEDRO; DE CARVALHO, MARCELO R. Systematic Implications of Brain Morphology in Potamotrygonidae (Chondrichthyes: Myliobatiformes). Journal of Morphology, v. 277, n. 2, p. 252-263, FEB 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.