Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão da Enzima Conversora de Angiotensina I (ECA) no coração, em ratos induzidos ao hipertireoidismo

Processo: 00/08906-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Marcela Sorelli Carneiro Ramos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema renina-angiotensina   Expressão gênica

Resumo

O sistema renina angiotensina (SRA) corresponde a um complexo sistema hormonal relacionado com o controle da pressão arterial e homeostasia hidroeletrolítica do organismo. A utilização de métodos bioquímicos, aliados a modernas técnicas de biologia molecular permitiram evidenciar a existência de vários componentes deste sistema em tecidos periféricos como por exemplo o coração, rins e aorta. O aumento dos níveis plasmáticos de ECA (enzima conversora de Angiotensina I) tem sido observado com frequência em pacientes com hipertireoidismo. Esta correlação observada clinicamente não tem sido até o momento explicada, permanecendo dúvidas se esta associação também ocorreria à nível tecidual. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar, em ratos Wistar, a expressão da ECA no coração, em condições de hipertireoidismo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO-RAMOS‚ MS; SILVA‚ VB; SANTOS‚ RAS; BARRETO-CHAVES‚ MLM. Tissue-specific modulation of angiotensin-converting enzyme (ACE) in hyperthyroidism. Peptides, v. 27, n. 11, p. 2942-2949, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.