Busca avançada
Ano de início
Entree

Sazonalidade de crescimento de liana tinanthus cognatus, Bignoniaceae

Processo: 07/51677-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Veronica Angyalossy
Beneficiário:André Carvalho Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Xilema   Bignoniaceae   Anatomia   Floema

Resumo

Pouco se sabe sobre a formação de camadas de crescimento ou a dinâmica de crescimento de espécies lianescentes, não se sabendo se estas estão relacionadas a fatores climáticos ou à fenologia, como mostrado em espécies arbóreas. Esta forma de vida apresenta grande importância em florestas tropicais, e tem a presença de variantes cambiais como característica marcante. A tribo Bignonieae apresenta variante cambial do tipo xilema interrompido e abrange 50% das espécies de Bignoniaceae, família mais importante entre as que apresentam espécies lianescentes. O presente trabalho visa analisar a sazonalidade da atividade cambial e verificar a periodicidade da formação das camadas de crescimento no xilema de Tynanthus cognatus, espécie lianescente da tribo Bignonieae, através de estudos anatômicos de secções transversais e longitudinais, relacionando a sazonalidade com a pluviosidade, a temperatura e a fenologia. Para isso serão realizadas coletas de porções caulinares nos períodos secos e chuvosos na mata da Cidade Universitária, São Paulo, SP. Serão buscadas figuras mitóticas ou fragmoplastos para identificar períodos de atividade cambial. Estes períodos serão então comparados com dados climatológicos, e dados fenológicos. As observações fenológicas serão feitas mensalmente, observando-se a presença de brotação, folhas normais, floração, frutificação e queda de folhas em três indivíduos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, ANDRE C.; PACE, MARCELO R.; ANGYALOSSY, VERONICA. Seasonality and growth rings in lianas of Bignoniaceae. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, v. 24, n. 6, p. 1045-1060, DEC 2010. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.