Busca avançada
Ano de início
Entree

O eixo imune-pineal durante a Infecção por Leishmania (Leishmania) amazonensis

Processo: 10/51422-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Regina Pekelmann Markus
Beneficiário:Maria Fernanda Laranjeira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/07871-6 - Eixo Imune-Pineal: produção endócrina e parácrina de melatonina em condições de injúria, AP.TEM
Assunto(s):Leishmania   Resposta imune   Macrófagos

Resumo

O projeto tem por objetivo estudar o papel da melatonina na interação entre macrófagos e Leishmania e o papel deste parasita sobre a atividade da glândula pineal de roedores. Testaremos a hipótese do Eixo Imune-Pineal usando como modelo a infecção parasitária. Em primeiro lugar avaliaremos se a produção noturna de melatonina pela pineal é suspensa após a infecção, e se a administração de melatonina é capaz de reduzir a competência do parasita em estabelecer e manter a infecção. Posteriormente, avaliaremos o efeito dos parasitas sobre a produção de melatonina por macrófagos em cultura, e os mecanismos de ação que implicariam na ativação dos dois sistemas. Este é um projeto de grande interesse, pois estaremos lidando com um parasita que pode subverter a função macrofágica e poderia se utilizar inclusive da própria produção de melatonina local para facilitar a sua sobrevida dentro do macrófago. Em suma, este será um projeto fundamental para a consolidação do conceito do Eixo Imune-Pineal, e poderá apontar para aspectos importantes do controle da leishmaniose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARANJEIRA-SILVA, MARIA FERNANDA; ZAMPIERI, RICARDO A.; MUXEL, SANDRA M.; FLOETER-WINTER, LUCILE MARIA; MARKUS, REGINA P. Melatonin attenuates Leishmania (L.) amazonensis infection by modulating arginine metabolism. Journal of Pineal Research, v. 59, n. 4, p. 478-487, NOV 2015. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.