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Literatura infantil: A influência na (des)construção da identidade negra.

Processo: 09/14458-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Dagoberto Buim Arena
Beneficiário:Naiane Rufino Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Relações étnico-raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identidade negra | Literatura Infantil | Negritde | Relações étnico-raciais | Identidade Negra e Literatura Infantil

Resumo

A sociedade brasileira pode ser considerada ainda racista devido ao processo de colonização e a exploração de negros africanos trazidos para o Brasil para se tornarem escravos, cujas marcas chegam aos dias atuais, pois permanecem preconceitos sobre o corpo, cabelo e cultura dos afro-brasileiros no imaginário popular. A escola como instituição social reproduz variados estereótipos negativos sobre os negros (pretos e pardos), mas pode, também, contribuir para a construção da identidade negra. Entre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Plano Nacional do Livro Escolar (PNBE). Por essa razão, esta pesquisa tem como objetivo analisar livros de literatura infantil que lidam com as relações étnico-raciais para verificar a sua contribuição para a construção ou a desconstrução da identidade negra entre os escolares no início de seu processo de escolarização.

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