Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de ions metalicos em telefones celulares e computadores utilizando espectrometria de absorcao atomica.

Processo: 05/60566-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Solange Cadore
Beneficiário:Mirian Cristina dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metais

Resumo

Neste plano de pesquisa pretende-se estabelecer procedimentos para o preparo de amostra e determinação de íons metálicos nos chamados lixos digitais (telefones celulares e computadores), nos quais se incluem a parte polimérica (carcaça e placas eletrônicas), bateria, monitores e visores, por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite. Os elementos Cd, Sb, Pb, Zn e Hg serão determinados. Serão desenvolvidos vários métodos de preparo de amostra para cada uma das partes constituintes (parte plástica, bateria, monitores e visores), destacando-se a mineralização ácida, a dissolução do material em solventes orgânicos, procedimentos assistidos por radiação microondas e procedimentos de extração. Serão investigados modificadores químicos (permanentes ou não) e a modificação da superfície do tubo/plataforma de grafite para a análise de material polimérico de acordo com o tipo de amostra a ser analisada. A quantificação dos metais potencialmente tóxicos no lixo digital será efetuada por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite. Os níveis de concentrações encontrados em cada parte das amostras de telefones celulares e computadores poderão contribuir no desenvolvimento de métodos para a reciclagem ou o descarte adequado do material. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MIRIAN C.; NOBREGA, JOAQUIM A.; BACCAN, NIVALDO; CADORE, SOLANGE. Determination of toxic elements in plastics from waste electrical and electronic equipment by slurry sampling electrothermal atomic absorption spectrometry. Talanta, v. 81, n. 4-5, p. 1781-1787, JUN 15 2010. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.