Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de doadores de óxido nítrico na hipernocicepção inflamatória

Processo: 09/09800-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Rafael Vercelino
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperalgesia   Aplicação tópica   S-nitrosotióis   Inflamação   Hidrogéis   Óxido nítrico

Resumo

O papel do óxido nítrico (NO) na hipernocicepção é alvo de pesquisa científica intensa, uma vez que sua participação nos processos inflamatórios não está completamente elucidada. Várias evidências, incluindo dados pilotos deste projeto, mostram que a administração local de NO pode ser benéfica, resultando na redução da dor em modelos animais. Este efeito antinociceptivo é fortemente dependente da dose local administrada e pode potencializar a ação de analgésicos de uso corrente. Os objetivos deste projeto são a caracterização das ações analgésica e anti-inflamatória de formulações doadoras de NO em administrações tópicas e intradérmicas em modelos animais de artrite reumatóide induzida por antígeno em animais imunizados, osteoartrite e dor articular induzida por zimosan, bem como a investigação do mecanismo de ação do NO nos processos inflamatórios e dolorosos, nestes modelos. Serão avaliados três S-nitrosotióis doadores de NO (S-nitrosocisteína, S-nitroso-N-acetilcisteína e S-nitrosoglutationa) aplicados topicamente em formulações de hidrogéis e poli(etilenoglicol) (PEG) liquido e infundidos intradermicamente em solução aquosa. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para a compreensão dos mecanismos de inflamação e dor e para novas abordagens terapêuticas no tratamento da dor articular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERCELINO, RAFAEL; CUNHA, THIAGO MATTAR; FERREIRA, ELISA SILVA; CUNHA, FERNANDO Q.; FERREIRA, SERGIO H.; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Skin vasodilation and analgesic effect of a topical nitric oxide-releasing hydrogel. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE-MATERIALS IN MEDICINE, v. 24, n. 9, p. 2157-2169, SEP 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.