Busca avançada
Ano de início
Entree

Teorias de gauge para a gravitação, espaços de Sitter e horizontes cosmológicos

Processo: 06/00622-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:José Geraldo Pereira
Beneficiário:Juan Pablo Beltran Almeida
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravitação   Modelo cosmológico   Espaço de De Sitter   Teoria de Gauge   Teleparalelismo

Resumo

O objetivo principal deste projeto é aprofundar os estudos sobre os fundamentos do equivalente teleparalelo da relatividade geral, o qual constitui-se numa teoria de gauge autêntica para a gravitação, com o grupo das traslações como grupo de estrutura. Pretende-se inicialmente desenvolver um formalismo Hamiltoniano para o teleparalelismo, visando aplicar as técnicas de "loop quantum gravity" (LQG) no estudo de uma possível teoria quântica para a gravitação. A motivação principal deste tópico está relacionada com a afinidade das técnicas de LQG com as teorias de gauge, o que torna o teleparalelismo uma teoria mais apropriada do que a relatividade geral para se estudar versões quânticas da gravitação. Pretende-se também dar continuidade ao estudo sobre o papel desempenhado pela torção na descrição da interação gravitacional. Serão ainda estudadas algumas aplicações de interesse cosmológico, bem como outras relacionadas à dinâmica de horizontes em soluções tipo de Sitter e buraco negro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARTOLO, NICOLA; BELTRAN ALMEIDA, JUAN P.; MATARRESE, SABINO; PIETRONI, MASSIMO; RIOTTO, ANTONIO. Signatures of primordial non-Gaussianities in the matter power-spectrum and bispectrum: the time-RG approach. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 3 MAR 2010. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.