Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterizacao de microssatelites de "prochilodus marggravii" (characiformes prochilodontidae) para analise de sua diversidade genetica no rio sao francisco.

Processo: 01/00668-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Pedro Manoel Galetti Junior
Beneficiário:Terumi Hatanaka
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação biológica   Diversidade genética

Resumo

A construção de usinas hidroelétricas, a destruição de matas ciliares e a poluição dos rios têm sido responsáveis pelo desaparecimento de muitos estoques naturais de peixes. Na região de Três Marias (MG) alguns estudos realizados em Prochilodus marggravii, uma espécie de grande interesse econômico no rio São Francisco, têm demonstrado que os peixes da região imediatamente abaixo do reservatório têm apresentado problemas reprodutivos, um menor tamanho e uma menor variação genética, sendo esta detectada por marcadores moleculares do tipo RAPD-PCR. Em análises de estruturas populacionais, os microssatélites têm representado uma poderosa ferramenta devido a sua distribuição abundante, alto grau de polimorfismo e herança Mendeliana. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivos isolar e caracterizar loci microssatélites do peixe P. marggravii através das metodologias PIMA ("PCR Isolation of Microsatellites Arrays") e "screening" de bibliotecas parciais, para análise de sua diversidade genética no rio São Francisco, na região de Três Marias (MG). Os resultados do presente projeto serão muito importantes e promissores, visto que poderão contribuir de maneira efetiva aos estudos relacionados aos programas de manejo, piscicultura e conservação biológica deste grupo de peixes. (AU)