Busca avançada
Ano de início
Entree

Aglomerados abertos: determinação de moviemntos próprios e "membership"

Processo: 04/07919-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Wilton da Silva Dias
Beneficiário:Victoria Florio Pires de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/12813-4 - Estrutura dos braços espirais da galáxia, AP.JP

Resumo

Os aglomerados abertos são objetos importantes para a realização de estudos da estrutura da Galáxia uma vez que suas distâncias e idades podem ser determinadas com relativa boa precisão. No entanto, há uma série de perguntas referentes à estrutura espiral que ainda não foram respondidas de forma satisfatória como, por exemplo, qual a velocidade de rotação do padrão espiral. Nosso grupo de pesquisa é responsável pelo catálogo mais atual de aglomerados abertos e candidatos (Dias et al. 2002, 2003) que além dos parâmetros fundamentais fornece de forma homogênea informações cinemáticas de centenas de aglomerados abertos (Dias, Lépine e Alessi 2001, 2002), viabilizando estudos de estrutura da Galáxia. Nesse trabalho pretendemos continuar os estudos de segregação de estrelas membros de aglomerados abertos a partir de seus movimentos próprios individuais, analisados através do método estatístico de Sanders (1971) e Zhao & He (1990). Os movimentos próprios das estrelas serão obtidos do catálogo astrométrico UCAC2 (Zacharias et al. 2003) e como resultado esperamos contribuir significativamente para completar o número de aglomerados abertos com informações cinemáticas determinadas. Lembramos que os resultados desse projeto, ou seja, com a determinação das estrelas que constituem um aglomerado é possível determinar distâncias e idades através de dados fotómetricos e tipos espectrais (Alessi, Moitinho e Dias 2003) e também a velocidade radial média do aglomerado (Dias 2004). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS‚ WS; ASSAFIN‚ M.; FLÓRIO‚ V.; ALESSI‚ BS; LÍBERO‚ V. Proper motion determination of open clusters based on the UCAC2 catalogue. Astronomy & Astrophysics, v. 446, n. 3, p. 949-953, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.