Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural e funcional do precursor da Ts1, a toxina majoritária da peçonha de Tityus serrulatus

Processo: 08/07373-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Vinicius Adriano Coelho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/54855-0 - Toxinas animais: estrutura, função e aplicações biotecnológicas, AP.TEM
Assunto(s):Toxicologia   Tityus serrulatus   Venenos

Resumo

1.RESUMOO estudo da peçonha de vários animais tem sido de grande importância para o ser humano, tanto no que diz respeito à obtenção de soros terapêuticos quanto ao desenvolvimento de novos fármacos a partir das toxinas destes venenos, que apresentam alto potencial biológico. Este trabalho visa o estudo da peçonha do escorpião da espécie Tityus serrulatus, mais precisamente do precursor da toxina Ts1.A Ts1 é a toxina mais abundante da peçonha de Tityus serrulatus e corresponde a aproximadamente 15% de sua fração solúvel. Notada sua grande importância na constituição da peçonha, visa-se realizar a caracterização estrutural e funcional de seu precursor. Em estudos realizados anteriormente em nosso laboratório, constatou-se que um dos componentes obtidos da fração XII da cromatografia da peçonha, apresentava a mesma seqüência amino-terminal (15 resíduos de aminoácidos) da toxina Ts1. No entanto, a seqüência em aminoácidos completa desta toxina não é conhecida, mas a mesma apresenta migração eletroforética e eluição em cromatografia de troca iônica diferentes da TsI, indicando apresentarem diferenças estruturais significativas. Sabe-se que a Ts1 sofre alterações pós-transducionais e, portanto, acreditamos que este novo componente do veneno deve ser o precursor da Ts1. Para provar esta hipótese, serão realizados experimentos para elucidar a estrutura deste novo componente. Assim, este projeto propõe o isolamento do componente presente na fração XII, a determinação de sua seqüência em aminoácidos, ponto isoelétrico e seu peso molecular, bem como um estudo comparativo de sua toxicidade e da Ts1. Para isso serão realizadas dosagens de glicemia e creatina quinase em soros de ratos injetados com a Ts1 ou com o precursor. Estes ensaios serão importantes para avaliar se as modificações pós-transducionais sofridas pela Ts1 são relevantes para a sua alta toxicidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, V. A.; CREMONEZ, C. M.; ANJOLETTE, F. A. P.; AGUIAR, J. F.; VARANDA, W. A.; ARANTES, E. C. Functional and structural study comparing the C-terminal amidated beta-neurotoxin Ts1 with its isoform Ts1-G isolated from Tityus serrulatus venom. Toxicon, v. 83, p. 15-21, JUN 1 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.