Busca avançada
Ano de início
Entree

Atributos de fertilidade do solo em funcao de adubacao com doses de nitrogenio e enxofre para recuperacao de capim-braquiaria em solo com baixa materia organica.

Processo: 07/56246-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:Arlete Simões Barneze
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilizantes nitrogenados

Resumo

A adubação é uma das formas de recuperar as pastagens degradadas ou em processo de degradação. Um projeto de pesquisa, com o apoio da FAPESP (Processo 04/04434-6), está em andamento e nele se busca avaliar, em condições de casa de vegetação, combinações de doses de nitrogênio e enxofre para recuperação de pastagens degradadas de capim-Braquiária. Os tratamentos correspondem a cinco doses de nitrogênio (0; 100; 200; 300 e 400 mg dm-3) e cinco doses de enxofre (0; 10; 20; 30 é 40 mg dm-3) combinadas em um fatorial 5x5 incompleto; em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram realizadas adubações em vasos com solo+plantas e em vasos contendo somente solo. De todos esses vasos foram retiradas amostras de solos imediatamente após cada um dos três cortes das plantasse essas amostras se encontram armazenada em "freezer" para serem analisadas. Nestas amostras serão determinados teor de matéria orgânica, pH em CaCl2, nitrogênio total, nitrogênio amoniacal (N-NH4+), nitrogênio nítrico (N-NO3-), enxofre total, enxofre-sulfato, enxofre-éster e enxofre ligado a carbono. Os resultados serão submetidos à análise estatística pelo SAS. (AU)